Pai dos burros? Não! O grande amigo de quer ir muito longe. Há tempos ouvimos frases que “menosprezam” o dicionário, mas é preciso rever nosso conceito principalmente quando se trata de aula de português. Ele é uma ferramenta importantíssima. Para os estudantes um material diário, para os professores um instrumento de trabalho. Mas afinal qual a importância do uso do dicionário? O uso constante em sala de aula possibilita ao aluno ampliar seu repertório linguístico, pois ao buscar definições e significados, ele passa a conhecer coisas novas, além de lhe dar autonomia e torná-lo mais independente e autossuficiente.
O ato de usar dicionário, não caracteriza ignorância, mas a meu ver, uma vontade de buscar respostas. A pessoa que se dispõe a sanar as dúvidas que tem aquela que saber fazer uso de tudo que lhe vier se torna um excelente pesquisador.
Muitas são as desculpas ouvidas, toscas muitas vezes, para não usar o dicionário, mas há de se pensar em estratégias para possibilitar o acesso constante e direto de todos os alunos para incentivá-los e motivá-los, fazendo-os perceber o quanto importante essa“peça”para o aprendizado.
A prova e o dicionário
As queixas ouvidas dos alunos, que ao fazerem testes e provas são proibidos de usar o dicionário, o que se percebe que isso resulta numa posterior aversão ao uso desta ferramenta. O momento de avaliação justamente o momento de fornecer o dicionário ao aluno para ver até onde ele é capaz de ir na busca por informações que complementem e completem as suas ideias. É possível a partir disto, verificar sua capacidade de pesquisar e encontrar respostas e fazer com que perceba o papel que o dicionário assume na sua vida escolar, bem como para outras atividades cotidianas.
A decoreba - Chovendo no molhado
Diversas atividades podem ser realizadas a partir do uso o dicionário e não só ditados que pedem o estudo de uma lista de palavras se tornando simples decoreba. Discussões a partir de vocábulos que tomam outro sentido dependendo do contexto e comparações entre formas de falar determinadas palavras com enfoque regional podem tornar as atividades com o dicionário algo instigante e estimulante para os estudantes. Pedir para os alunos decorar para escrever certo na prova é “chover no molhado" e por certo tornar as aulas de língua portuguesa algo cansativo e maçante para o aluno.
A internet e a resposta rápida: o grande engano: a evolução tecnológica ocorrida após os anos cinquenta foi algo muito bom, mas trouxe coisas preocupantes como o imediatismo. A visão de que o computador e os sites de busca dão as respostas para tudo distanciam cada vez mais os estudantes dos livros e do dicionário. Muitas vezes, a informação encontrada rapidamente pelos alunos, tida como verdade e passada adiante sem qualquer tipo de análise só porque estáá na “net”, questão a ser pensada e vista no âmbito escolar.
Que adolescentes e crianças saibam usar a internet, tablets, ipads e tudo que está a seu alcance em termos de tecnologia, mas que se habituem a usar o dicionário dando a ele o real valor e tenham base de conhecimento, afinal pesquisa não são só cliques!
O ato de usar dicionário, não caracteriza ignorância, mas a meu ver, uma vontade de buscar respostas. A pessoa que se dispõe a sanar as dúvidas que tem aquela que saber fazer uso de tudo que lhe vier se torna um excelente pesquisador.
Muitas são as desculpas ouvidas, toscas muitas vezes, para não usar o dicionário, mas há de se pensar em estratégias para possibilitar o acesso constante e direto de todos os alunos para incentivá-los e motivá-los, fazendo-os perceber o quanto importante essa“peça”para o aprendizado.
A prova e o dicionário
As queixas ouvidas dos alunos, que ao fazerem testes e provas são proibidos de usar o dicionário, o que se percebe que isso resulta numa posterior aversão ao uso desta ferramenta. O momento de avaliação justamente o momento de fornecer o dicionário ao aluno para ver até onde ele é capaz de ir na busca por informações que complementem e completem as suas ideias. É possível a partir disto, verificar sua capacidade de pesquisar e encontrar respostas e fazer com que perceba o papel que o dicionário assume na sua vida escolar, bem como para outras atividades cotidianas.
A decoreba - Chovendo no molhado
Diversas atividades podem ser realizadas a partir do uso o dicionário e não só ditados que pedem o estudo de uma lista de palavras se tornando simples decoreba. Discussões a partir de vocábulos que tomam outro sentido dependendo do contexto e comparações entre formas de falar determinadas palavras com enfoque regional podem tornar as atividades com o dicionário algo instigante e estimulante para os estudantes. Pedir para os alunos decorar para escrever certo na prova é “chover no molhado" e por certo tornar as aulas de língua portuguesa algo cansativo e maçante para o aluno.
A internet e a resposta rápida: o grande engano: a evolução tecnológica ocorrida após os anos cinquenta foi algo muito bom, mas trouxe coisas preocupantes como o imediatismo. A visão de que o computador e os sites de busca dão as respostas para tudo distanciam cada vez mais os estudantes dos livros e do dicionário. Muitas vezes, a informação encontrada rapidamente pelos alunos, tida como verdade e passada adiante sem qualquer tipo de análise só porque estáá na “net”, questão a ser pensada e vista no âmbito escolar.
Que adolescentes e crianças saibam usar a internet, tablets, ipads e tudo que está a seu alcance em termos de tecnologia, mas que se habituem a usar o dicionário dando a ele o real valor e tenham base de conhecimento, afinal pesquisa não são só cliques!
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